Notícias

Conheça seu produto: aquecedor solar de banho

Terça, 10 de Abril de 2012


Os aquecedores solares de água são o que há de mais moderno e ecológico no mercado dos aquecedores de água para residência, indústria e comércio. A energia solar é limpa, renovável e até 80% mais econômica do que outros sistemas de aquecimento de água. A tecnologia empregada no processo de captação da energia solar é o que eleva o preço do produto, mas em dois anos o consumidor já garante retorno do investimento.

 

O sistema de aquecimento da água pelo calor do sol começou a ser utilizado nos Estados Unidos por volta de 1890 e provou ser mais benéfico do que o carvão e a madeira queimada. Mas a descoberta de depósitos subterrâneos de gás natural e petróleo na década de 1920 e seu preço mais acessível substituíram os sistemas solares.

 

No Brasil, os primeiros aquecedores solares surgiram nos anos de 1970 e na década seguinte já houve melhora dos produtos, com as primeiras normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas específicas para o setor. Na década de 1990, surgiram laboratórios especializados e novas normas e o setor organizou-se coma criação da Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento.

 

Para cada metro quadrado de coletor solar instalado evita-se a inundação de 56 metros quadrados de terras férteis na construção de novas usinas hidrelétricas. Uma parte do milionésimo de energia solar que o Brasil recebe durante o ano poderia dar à população um suprimento de energia equivalente a 54% do petróleo nacional, duas vezes a energia obtida com o carvão mineral e quatro vezes a energia gerada no mesmo período por uma usina hidrelétrica.

 

Nos equipamentos, a energia do sol é captada por coletores solares e aquece a água que fica guardada no reservatório, também chamado de boiler. Os sistemas solares podem ser utilizados em residências, hospitais, hotéis, empresas e indústrias, proporcionando conforto de banho e redução do consumo de energia elétrica entre 65 e 80%, dependendo principalmente da marca e da qualidade da instalação.

 

Para que o sistema funcione perfeitamente, é preciso instalar placas que tenham o selo A do Inmetro e procurar por empresas que ofereçam equipe de instalação especializada no serviço, garantida pelo selo Qualisol, lançado pelo Inmetro e pela Abrava. A Termosul é a única da região do Vale do Itajaí que possui o selo Qualisol.

 

Confira abaixo os dois modelos de aquecedor solar oferecidos e instalados pela Termosul: o convencional e o termodinâmico. Visite também nossa loja e conheça a escolinha de aquecedor solar.

 

Aquecedor solar convencional
Este é o modelo convencional, composto de um reservatório e placas coletoras. As placas ficam sobre o telhado da casa e absorvem a energia do sol, que aquece a água do reservatório, proporcionando um banho quente e gostoso. O aquecedor solar economiza até 80% de energia elétrica e 60% de gás, quando bem dimensionado.

Veja como funciona neste link.

 

 

 

 

Aquecedor termodinâmico - Solar Flex
A linha Solar Flex é o que há de mais inovador no mercado dos aquecedores solares de água. É ideal para lugares com pouca exposição ao sol, pois a placa troca calor com o ambiente, como faz a geladeira. Este sistema termodinâmico proporciona grande economia de gás ou energia elétrica, tornando-se igualmente ecológico. Altamente eficiente, garante água quente 24h por dia durante qualquer estação do ano e condição climática.

Veja como funciona neste link


 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.


By Natela